quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Constitucional I - Semana 4 - Caso concreto


Questão objetiva: (CESPE – 2009 – OAB) No que concerne ao controle de constitucionalidade, assinale a opção correta. 

a) Controle de constitucionalidade consiste na verificação da compatibilidade de qualquer norma infraconstitucional com a CF.(Nem toda norma infraconstitucional pode ser objeto de controle de constitucionalidade. Apenas as normas infraconstitucionais primárias). 

b) Entre os pressupostos do controle de constitucionalidade, destacam-se a supremacia da CF e a rigidez constitucional. (pode-se elencar outros pressupostos mas, estes são os principais). 

c) O controle concentrado de constitucionalidade origina-se do direito norte-americano, tendo sido empregado pela primeira vez no famoso caso Marbury versus Madison, em 1803. 
(As origens do controle de constitucionalidade difuso estão no direito norte-americano.) 
d) O controle concentrado de constitucionalidade permite que qualquer juiz ou tribunal declare a inconstitucionalidade de norma incompatível com a CF.( É o controle difuso( não o concentrado) que permite que qualquer juiz ou tribunal declare a inconstitucionalidade de norma 
incompatível com a Constituição.) 


 Questão discursiva: 


O Plenário do Supremo Tribunal Federal julgou procedente pedido formulado em ação direta ajuizada pelo Procurador-Geral da República para declarar a inconstitucionalidade da Lei 2.050/92, que alterou a Lei 1.748/90, ambas do Estado do Rio de Janeiro, referente a medidas de segurança nos estacionamentos destinados a veículos automotores. O dispositivo impugnado proíbe a cobrança de qualquer quantia pela utilização de estacionamento em locais particulares. Pergunta-se: qual a espécie de inconstitucionalidade da norma impugnada? 

R: A espécie é a inconstitucionalidade material da norma considerada afronto ao exercício normal do direito de propriedade art.5 XXIICF, e a inconstitucionalidade formal, uma vez que teria invadido a competência privativa da União para legislar sobre direito civil art.22,I,CF/88 
Formal e material, formal porque há vicio de competência, o Estado legislando onde a competência é da União art.5 XXII. E material porque é o vicio que viola o direito de propriedade.
 



 

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário