sexta-feira, 19 de abril de 2013

Resenha Crítica do filme - O Germinal - Revolução Industrial



Eu particularmente gosto muito de filmes que retratam momentos históricos, nos ensinam de forma rápida as questões âncora e nos dão base para pesquisas do tema que aprofundem nosso conhecimento.

Fica aqui a minha primeira resenha crítica da faculdade sobre o filme.

 Disciplina: Ciência Política           
Atividade Estruturada- Etapa 1

Resenha sobre o filme "O Germinal":

O filme reflete o cotidiano de exploração sofrido pelos trabalhadores nas minas de carvão na região de Montsou, França e mostra com maestria a necessidade do trabalho como forma de sobrevivência.
A classe de proletários  vive sob a influência do capitalismo, ou seja, é movido à consumo e lucro, onde a burguesia se mostra permanentemente dominante. Nesse âmbito, há variados conflitos de interesses, gerando uma grande insatisfação social por parte dos trabalhadores das minas, que se mostram com uma postura altamente ofensiva diante da injustiça provocada pelos baixos salários e cobrança de multas devido às escoriações sofridas.
O início de "O Germinal" aponta de modo categórico a árdua rotina dos mineiros e evidencia a experiência de  um velho homem que trabalha nas minas desde os oito anos de idade, codinome "Boa Morte", que por ter sofrido inúmeros incidentes e ter sobrevivido a todos, assim foi apelidado. 
Nesse momento evidencia-se o quanto o processo produtivo vivido pela classe proletária é opressivo.
A partir da divisão do trabalho, é exposta uma profunda desigualdade social, em decorrência da separação dos demais segmentos na sociedade, alegando as diferenças que se dão através da oposição entre os trabalhadores e a burguesia. 
A chegada de um jovem desempregado  dotado de visão contestadora, acaba provocando grandes mudanças,  é nesse contexto que os questionamentos da situação de exploração e total alienação imposta aos mineiros vem à tona. Essa alienação acontece devido à falta de consciência e conhecimento, onde a classe trata  o trabalho como algo alheio a ele. Sem conhecimento do seu próprio trabalho, eles perdem o poder e o controle do que é recebido, sendo inseridos numa questão bastante comum nesse sistema de produção, a mais-valia, onde o excedente de produção que é formado através do processo produtivo não é pago ao trabalhador, ficando sobre o controle dos burgueses.
O descontentamento por parte do desempregado desencadeia e alerta os demais empregados, dando início a uma grande revolta, acarretando greves, muitas mortes e tragédias. Podemos concluir que a temática sobre a luta do operariado contra a exploração e por melhores condições de vida e trabalho, é algo mais recente do que se pode imaginar, sendo constantes as notícias nos meios de comunicação sobre greve dos trabalhadores. Em razão da divisão social do trabalho e dos meios, a sociedade se extrema entre possuidores e os não detentores dos meios de produção.
O filme no entanto, fala mais do seu próprio período de produção, sendo um agente conscientizador ou denunciador de uma realidade temporal. Haja vista falarmos de tempo, ainda podemos nos enquadrar e encontramos em pleno séc. XXI, condições de trabalho sub-humanos, de exploração extrema e  salários dignos de mera sobrevivência.
Ainda que não haja respostas contundentes sobre esse assunto, parece ser o desafio do nosso tempo enxergar as contradições do sistema e buscar, de modo adequado, tomar consciência de que a transformação exige a participação de todos, sim ainda hoje, exige a participação de todos.

Espero que ajude!


Segue link do filme:


Nenhum comentário :

Postar um comentário