quinta-feira, 18 de abril de 2013

Estrutura do TCC- Passo a Passo

Etapas para montar o Trabalho de Conclusão de Curso  e as normas que devem ser empregadas neste processo. As mais conhecidas são as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
 
Depois da escolha do tema é hora de colocar a mão na massa! Vamos?

Estrutura de um TCC

PRÉ-TEXTUAIS

  1. Capa - Obrigatório
  2. Folha de rosto - Obrigatório
  3. Folha de aprovação - Obrigatório
  4. Dedicatória - Opcional
  5. Agradecimentos - Opcional
  6. Epígrafe - Opcional
  7. Resumo - Obrigatório
  8. Sumário - Obrigatório
  9. Lista de ilustrações - Opcional
  10. Listas de abreviaturas e siglas - Opcional
  11. Listas de notações - Opcional

TEXTUAIS

  1. Introdução - Obrigatório
  2. Desenvolvimento - Obrigatório
  3. Estudo de Caso -
  4. Conclusão ou Considerações finais - Obrigatório

PÓS-TEXTUAIS

Referências bibliográficas - Obrigatório

--------- > AJUDINHA!!!


1. Capa e contracapa: são os primeiros itens do projeto de pesquisa. Na capa deverá conter nome do aluno, título do trabalho, data e dados da universidade. Já na contracapa se repete os mesmos itens da capa, acrescentando dados do orientador e os fins para os quais é destinado o trabalho.

2. Listas: são itens opcionais do trabalho como as listas de símbolos, abreviações, tabelas e figuras.

3. Sumário: é um item obrigatório do tcc. Ele é responsável pela enumeração das principais partes da monografia, artigo e outros.

4. Introdução: essa parte é responsável por constar a relevância do assunto, por meio de citações já feitas anteriormente. Nela deve-se esclarecer o tema e a linha de raciocínio do seu trabalho. A
introdução deve contemplar a justificativa do projeto de pesquisa.

5. Revisão de literatura: a revisão de literatura envolve a busca de materiais e documentos para elaboração do trabalho de pesquisa. O aluno deve apresentar uma revisão com temas recentes, levantando questões e evidenciando novas tendências.
  • Título: no início da revisão deve ser colocado o título e subtítulo do trabalho.
    503025 A elaboração do TCC exige uma busca minuciosa e detalhada de informações já contidas referentes ao tema escolhido Fotodivulgação. Dicas para montar o TCC, passo a passo para a estrutura A elaboração do TCC exige uma busca minuciosa e detalhada de informações já contidas referentes ao tema escolhido. (Foto: divulgação)
6. Formulação do problema: o problema é conhecido como a mola propulsora do trabalho. Trata-se de um levantamento de questão em cima do tema escolhido. Essa parte deve ter coerência com o título do trabalho e deve ser expresso preferencialmente em forma de pergunta.

7. Hipótese: a formulação da hipótese nada mais é do que uma suposição que tenta responder o problema levantado no tema escolhido.

8. Objetivo geral e específico: eles determinam o que o pesquisador pretende alcançar com o trabalho. No objetivo geral deve-se colocar uma visão mais geral sobre o assunto. Já no específico, aborda-se um caráter mais concreto, aplicando situações especificas a serem desenvolvidas.

9. Materiais e métodos: essa parte consiste na explicação minuciosa da ação que será desenvolvida no método do trabalho de pesquisa. Nela deve conter informações como tipo de estudo que será realizado (bibliográfico, descritivo, exploratório etc), considerações éticas da pesquisa, local da pesquisa, forma como serão analisados os dados, caracterização e recrutamento das amostras e quais os procedimentos e instrumentos que serão utilizados na pesquisa.

10. Cronograma: nele deve conter a previsão de gastos para realizar a pesquisa e o tempo necessário.

11. Orçamento: esse item deve conter os materiais permanentes e materiais de consumo que serão utilizados na pesquisa e seus respectivos valores. Trata-se de um item obrigatório.

12. Riscos e benefícios esperados com a pesquisa: essa parte dá oportunidade ao aluno de colocar os riscos que a pesquisa oferece, principalmente aos envolvidos e quais os benefícios que ela pode proporcionar com a obtenção dos resultados.

13. Conclusão: é nela que são colocados todos os resultados e discussões sobre o que foi desenvolvido durante a pesquisa ou seja, tudo que aconteceu durante a construção do trabalho.

14. Referências bibliográficas: é a parte que consta referencias dos documentos e fontes utilizados durante a pesquisa de elaboração do trabalho.

15. Anexos e apêndices: são itens opcionais que podem ser acrescentados de acordo com cada pesquisa.






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